O Instituto Publius é uma entidade sediada no Recife que nasceu de uma necessidade, sentida por seus fundadores, de novos espaços para discutir alguns desafios atuais sobre direito e a democracia.
É uma iniciativa de quatro professores de Direito Constitucional: Glauco Salomão Leite, Gustavo Ferreira Santos, João Paulo Allain Teixeira e Marcelo Labanca.
O nome Publius é uma referência ao pseudônimo utilizado por Alexander Hamilton, James Madison e John Jay, três dos chamados pais fundadores dos EUA que, a título de convencer a sociedade sobre a ratificação da constituição, em 1787, suscitaram debates amplos sobre temas e princípios fundamentais de estruturação da sociedade e do Estado. A referência quer sinalizar que o Instituto Publius foi idealizado para provocar debate, instigar a reflexão.
O Instituto pretende ser um agente facilitador da geração e do compartilhamento da geração e do compartilhamento de conhecimentos no âmbito do Direito Público
Para isso, o Instituto propõe uma agenda de atividades, seminários, congressos e, também, pesquisas. Atua, ainda, na edição de livros e na divulgação, pela internet, de textos que possam provocar debates.
Tudo isso é feito com um compromisso com a promoção dos direitos humanos e com a defesa da democracia.
Conselho de Gestão Acadêmica:
Glauco Salomão Leite
Gustavo Ferreira Santos
João Paulo Allain Teixeira
Marcelo Labanca Corrêa de Araújo